Publicado em 09/10/2020 00h:00min.
Hospital Materno Augusto Ngangula recebeu doação de uma geladeira e vai começar o serviço em novembro
O Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital Materno Augusto Ngangula está se preparando para iniciar suas atividades e se tornar o primeiro a realizar coleta externa de leite materno em Angola. A doação de um freezer para armazenar o leite doado foi recebida e a inauguração será no dia 19 de novembro, data em que o primeiro Banco de Leite Humano em Angola, localizado na Maternidade Lucrécia Paim, celebrará um ano de funcionamento.
Segundo Elisa Gaspar, coordenadora do BLH da Maternidade Lucrécia Paim, o novo serviço irá somar ao trabalho de coleta externa já realizado pelo BLH, principalmente em tempos de Covid-19. Hoje, por conta da pandemia, o BLH conta com as doadoras internas, que estão internadas para ter o bebê, e entrega e retira frascos nas casas das mães para que elas recolham e doem seu leite.
A abertura do posto de coleta externa faz parte das ações programadas no projeto do BLH da Maternidade Lucrécia Paim. As doações presenciais e coletas externas de leite materno, realizadas pelo Hospital Materno Augusto Ngangula, serão encaminhadas ao BLH para pasteurização e distribuição nas maternidades.
Desde sua inauguração, o BLH da Maternidade Lucrécia Paim estabelece parcerias com entidades e organizações para doação de equipamentos necessários ao funcionamento e expansão do trabalho realizado pelo Banco de Leite Humano. Essa inciativa tornou possível repassar a doação do freezer ao Hospital Materno Ngangula, além de frascos esterilizados e caixas térmicas.
Além do Hospital Materno Augusto Ngangula, o BLH pretende ainda expandir o serviço e incorporar mais três postos de coleta. “Faz parte do nosso programa abrir quatro postos de coleta externa. Com a inauguração desse posto, já vamos ter mais leite humano para distribuir aos recém-nascidos”, finaliza a médica.