Um gesto de amor que ultrapassa a satisfação de alimentar um bebê. Assim é a doação de leite materno, que ajuda a salvar vidas, especialmente os 43 recém-nascidos internados na Unidade Neonatal do Hospital da Mulher Mãe Luzia, em Macapá. Para manter o estoque em dia, uma campanha capta novas doadoras e ainda arrecada frascos para armazenas as doações.
Qualquer bebê e a qualquer momento pode precisar recorrer ao estoque do banco de leite humano.
“Um pouquinho que você doa é tudo para quem precisa. E para esse bebê, a cada mamada, a cada dia que ele recebe aquele leite humano, que é o melhor alimento do mundo, para ele é mais um dia que ele tem de esperança de vida”, disse Darcineide Dias, coordenadora do Banco de Leite Humano do Amapá.
A campanha do banco de leite tem apoio da Rede Amazônica, que promove a novela “Amor de Mãe”. Assim como a iniciativa, a nova atração das 21h dentro da programação da Rede Globo estreou na segunda-feira (25). A campanha seguiu até a sexta-feira (29).
O drama apresentou a história de três mães que se aproximam pelo amor que sentem pelos filhos, mas que vivem realidades muito diferentes. O amor de cada mãe, que dedica tempo para dar amor a outras crianças, através da doação. Amor expressado em cada gota de leite.
“O nosso objetivo é fomentar a doação de leite e de frascos, reativando as doadoras já cadastradas e captando novas doadoras aqui para o banco de leite”, disse Gisele Mesquita, coordenadora de Marketing da Rede Amazônica no Amapá.
De acordo com o banco de leite, atualmente, 62 mães estão cadastradas para doação contínua. Algumas doam de casa, outras vão até o banco, ou no Hospital Mãe Luzia ou no Hospital Estadual de Santana, para fazer a doação.
Depois que os frascos são entregues ao banco, eles passam por uma estufa onde ficam por cerca de 15 minutos. Depois, eles vão para a esterilização. Por fim, eles são embalados e ficam prontos para receberem o leite materno.
As mães que fazem a doação de leite em casa recebem um kit, com dois frascos, uma toca e uma máscara.
Os frascos de vidro precisam ter tampas de plástico para facilitar o processo de limpeza, e podem ser entregues no banco de leite em Macapá, ou no hospital de Santana.
Para se tornar doadora de leite ou receber orientações sobre amamentação basta a voluntária ir até ao Banco de Leite Humano, que funciona 24 horas, ou entrar em contato através dos números (96) 3225-8732 e (96) 98115-9018 ou pelo e-mail bancodeleite.ap@gmail.com