Amamentação: uma resposta vital em situações de emergências. Estamos preparados? (Waba 2009)

Publicado em 30/03/2009 00h:00min.

Amamentação: uma resposta vital em situações de emergências.
Estamos preparados?

O que é uma situação de emergência?

Uma emergência é uma situação extraordinária que coloca em risco a saúde e a sobrevivência da população, podendo ser provocada ou natural; a exemplo de uma diarréia, doenças respiratórias, desnutrição, entre outras.

Por que a WABA escolheu este tema?

Porque em situações de emergências como diarréia, doenças respiratórias e desnutrição, as crianças são as mais vulneráveis, possibilitando aumentar a mortalidade infantil em 2 a 70 vezes acima da média.

A amamentação salva vidas, sua proteção é grande para os lactentes e crianças até 2 anos de idade. Os bebês menores de 2 meses de idade, mesmo estando saudáveis, quando não amamentados, tem 6 vezes mais probabilidade de morrer.

As emergências como diarréia, doenças respiratórias, desnutrição e outras, fazem com que a mulher-mãe fique mais vulnerável para não amamentar. O que requer um esforço maior dos profissionais para apoio à continuidade ou restabelecimento da amamentação.  

O apoio a amamentação deve ser reforçado em todos os momentos, preparando a mulher-mãe para as eventuais situações de emergência.

 

Objetivos da WABA para a SMAM 2009

Chamar a atenção no mundo todo para a importância da amamentação nas situações de emergência.

Ressaltar a importância de uma proteção ativa e apoio ao aleitamento materno antes e durante situações de emergência.

Informar mulheres-mães, defensores da amamentação, comunidades, profissionais de saúde, governos, agências humanitárias e os meios de comunicação sobre como atuar ativamente na proteção e apoio ao aleitamento materno, antes e durante situações de emergência.

 

Saiba mais no site da WABA