Publicado em 16/08/2017 11h:04min.
Com o tema Amamentar: ninguém pode fazer por você. Todos podem fazer juntos com você, a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) uniu, de 1º a 7 de agosto cerca de 170 países em prol da amamentação. No Brasil, as comemorações deste ano foram intensificadas a partir de um decreto do Senado que oficializou o agosto dourado, como um mês inteiro de ações voltadas para a causa.
No Banco de Leite Humano (BLH) do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Centro de Referência da Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH), o mês de conscientização que confirma o padrão ouro do leite humano será marcado por duas atividades abertas a usuários e profissionais de saúde.
Na próxima quarta-feira, dia 16, um grupo educativo especial para gestantes e suas famílias será realizado, a partir de 13h30. Com a proposta de promover um momento de compartilhamento de experiências entre os futuros papais, o grupo é uma ótima oportunidade para os profissionais sanarem dúvidas e desmistificarem crenças antigas que possam contribuir para o desmame precoce.
Com o tema Quem incentiva, amamenta, no dia 28, às 10h, a programação terá início com a aula magna Aleitamento Materno na Agenda da Saúde Global, proferida pelo diretor do Centro de Relações Internacionais (Cris) da Fiocruz, Paulo Buss. Em seguida, uma mesa redonda reunirá diversos perfis de profissionais que lutam diariamente pelo incentivo à amamentação. A importância da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (Ihac) como política de apoio ao aleitamento, o papel da enfermagem, assim como do pediatra no auxílio às nutrizes e, por fim, a experiência de Farmanguinhos/Fiocruz, com a sala de apoio à amamentação no ambiente de trabalho guiarão o debate.
Os eventos acontecerão no Centro de Estudos Olinto de Oliveira, localizado na Avenida Rui Barbosa, 716, Flamengo. As inscrições podem ser feitas através do e-mail: centroestudos.iff.fiocruz@gmail.com. Para mais informações entrar em contato através do telefone 2554-1703.
Enviado por: IFF/Fiocruz
Por Aline Câmera (IFF/Fiocruz)