Publicado em 25/03/2011 00h:00min.
Em 24 de março, aconteceu a 1ª Telessaúde de Bancos de Leite Humano interligando Iberoamérica e África, como sessão extraordinária do SIG TeleRedeBLH - Tele Rede de Bancos de Leite Humano, localizado na Rede Universitária de Telemedicina – Rute.
A sessão que transcorreu com sucesso, marcou o início do projeto “Apoio Técnico para Implantação do Núcleo de Tele Medicina e Ensino a Distancia em Saúde Materno-Infantil e do Adolescente” e representou mais um passo da Rede Brasileira para ampliar o intercâmbio do conhecimento nas áreas de Aleitamento Materno e Banco de Leite Humano.
Os projetos “Apoio Técnico para Implantação do Núcleo de Tele Medicina e Ensino a Distancia em Saúde Materno-Infantil e do Adolescente” e “Apoio para implantação de Banco de Leite Humano em Moçambique – Uma estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional para Recém-Nascidos de Risco”, são parte do “Projeto de cooperação técnica Fiocruz/Ministério da Saúde do Brasil – Ministério da Saúde de Moçambique: Apoio Técnico para implantação do instituto de saúde materno-infantil e do adolescente de Moçambique”. Saiba mais...
Estiveram presentes em Maputo, o Conselheiro da Embaixada do Brasil, representantes do Ministério da Saúde de Moçambique, Diretor e profissionais do Hospital Geral de Maputo, representantes do Escritório da Fiocruz em Moçambique, além da equipe do Brasil em missão naquele país (técnicos da Fiocruz e do Ministério das Relações Exteriores).
No Brasil, a Rede Universitária de Telemedicina-RUTE possibilitou a participação de profissionais de Bancos de Leite Humano, alguns em Núcleos RUTE localizados em suas instituições e outros assistiram a transmissão pela internet.