Ações Banco de Leite Humano Fêmina - Rio Grande do Sul

Publicado em 05/06/2022 22h:44min.

O surgimento do Covid 19 trouxe muitos desafios, a necessidade de estudo e conhecimento, atitudes firmes e resolutivas para a manutenção plena das atividades do Banco de leite com segurança, para que a amamentação e a doação fossem garantidas.

Desde a década de 90 a principal estratégia para a captação de doações de leite humano eram as campanhas nacionais vinculadas na TV e rádio. Contudo, recentemente outras formas de comunicação emergiram e têm substituído a mídia clássica.

Nesse contexto, desde 2020, a equipe do BLH do HF precisou criar novas estratégias para manter o volume de doações de leite humano e o atendimento aos prematuros internados na UTI neonatal. Assim, várias estratégias foram implementadas como, a criação de páginas nas redes sociais Facebook e Instagram, com postagens informativas semanais; a disponibilização de um formulário online para novas doadoras divulgado na rede social Facebook e atendimento por WhatsApp às doadoras apoiando e facilitando a doação.

Através destas ações, não deixamos na pandemia de receber doações de leite humano ao contrário, as doadoras continuaram chegando e as doações aumentaram em torno de 40%.

Assim, estamos em  um período onde com o espírito humanitário das doadoras e um trabalho eficiente no Banco de Leite - todos os dias são dias de grande incentivo à amamentação!

As estratégias implementadas foram:

- Manter as páginas nas redes sociais Facebook e Instagram, com postagens informativas semanais;

 - Disponibilização de um formulário online para novas doadoras divulgado na rede social Facebook e atendimento por WhatsApp às doadoras apoiando e facilitando a doação.

Fontes: Banco de Leite do Fêmina