Será realizada em Fortaleza no período de 22 a 24 de novembro. Esse evento tem como finalidade divulgar experiências brasileiras bem sucedidas na área de saúde da criança.
Trata-se de iniciativa do MS/SAS, em ação conjunta dos Departamentos de Atenção Básica e de Ações Programáticas Estratégicas, por meio da Área Técnica da Saúde da Criança e Aleitamento Materno
1a MOSTRA NACIONAL DE SAÚDE DA CRIANÇA
APRESENTAÇÃO
O compromisso do Brasil com os Objetivos do Milênio, de redução da mortalidade infantil, coloca como prioritárias as ações que se dirigem à saúde da criança. No período de 2002 a 2004, a mortalidade infantil diminuiu 7,1%, indo de 26.4 para 22.6.
A melhoria desse indicador foi fruto da política nacional de atenção à saúde da criança do Ministério da Saúde, principalmente, pela implantação e expansão da estratégia da Saúde da Família e das ações do Pacto Nacional pela Redução da Mortalidade Materna e Infantil.
É preciso, contudo, destacar o desempenho dos municípios na área de saúde da criança. Muitos projetos e estratégias de redução da mortalidade infantil foram desenvolvidos pelas gestões municipais com grande impacto nas mortes infantis. Projetos que visam dar condições adequadas para o crescimento e desenvolvimento infantil, também foram fundamentais para assegurar a qualidade de vida para as crianças brasileiras.
Essas experiências e projetos, que se tornaram bem sucedidos, expressam a capacidade dos municípios de se organizarem para enfrentar os principais fatores envolvidos na determinação dos óbitos infantis.
É possível pensar que outros municípios poderão beneficiar-se com essas experiências para o desenvolvimento de novos projetos que possam contribuir para diminuir as mortes de crianças sob sua responsabilidade.
Não se pode esquecer a participação das Organizações Não Governamentais no desenvolvimento de projetos que contribuíram para reduzir a mortalidade infantil e melhorar a qualidade de vida de milhares de crianças.
Não há dúvidas sobre a importância de divulgar experiências e projetos bem sucedidos que possam ajudar os municípios a criar seus próprios projetos para a redução da mortalidade infantil.
Nessa perspectiva, a Secretaria de Atenção à Saúde, o Departamento de Ações Programáticas Estratégicas e o Departamento de Atenção Básica por meio da Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno e da Coordenadoria Geral da Política Nacional de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, em parceria com o UNICEF, OPAS, Secretaria Estadual de Saúde do Ceará, Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza e a Escola de Saúde Pública do Ceará estarão realizando a 1ª Mostra Nacional de Saúde da Criança. Esse evento tem a finalidade de divulgar experiências brasileiras bem sucedidas na área de saúde da criança.
Além disso, é importante discutir as questões fundamentais relacionadas à criança contribuindo assim, para a formulação de políticas na área de Saúde da Criança e Nutrição. Nesse sentido, também se reveste de grande interesse a divulgação de pesquisas desenvolvidas no âmbito do SUS, tendo como objetivo à saúde da criança.
Objetivo Geral
A 1ª Mostra Nacional de Saúde da Criança visa dar visibilidade às experiências e projetos nacionais bem sucedidos em saúde da criança e premiar os municípios, ONGs e pesquisas, reconhecendo assim, os esforços desenvolvidos para a redução da mortalidade infantil e para garantir melhor qualidade de vida às crianças. Pretende ainda, propiciar a discussão dos principais temas relacionados à criança.
Objetivos Específicos
1. Identificar experiências e projetos bem sucedidos na área de saúde da criança, desenvolvidos pelos municípios;
2. Premiar as experiências bem sucedidas, reconhecendo o trabalho dos municípios;
3. Estimular o desenvolvimento de novos projetos pelos municípios visando à redução da mortalidade infantil e a melhoria na qualidade de vida das crianças;
4. Contribuir para o aprimoramento das políticas públicas dirigidas à saúde da criança.
5. Divulgar pesquisas realizadas no SUS tendo como foco a saúde da criança.
Temas Transversais
Como temas transversais, que devem permear todas as atividades desenvolvidas no evento estão:
• A saúde da criança nas áreas geográficas do Semi-árido, da Amazônia Legal, do Sis-Fronteira e dos Bolsões de Pobreza.
• A saúde da criança e as questões ligadas às etnias: a criança negra, a criança nos quilombolas, a criança indígena.
Eixos Temáticos
1. Redução da Mortalidade Infantil
- Humanização da Atenção Obstétrica e Neonatal;
- Melhoria da qualidade do pré-natal;
- Redução da mortalidade neonatal;
- Redução da mortalidade infantil.
2. Aleitamento Materno
- Ações de promoção do aleitamento materno
3. Nutrição
- Alimentação baseada nos alimentos predominantes na região;
- Propostas de alimentação para grupos populacionais específicos;
- Combate à desnutrição.
4. Saúde da Criança Escolar
- Educação alimentar nas escolas;
- Saúde ocular e auditiva;
- Escolas promotoras de saúde;