Na segunda-feira, 31 de julho de 2023, ocorreu o lançamento do Programa de Certificação Fiocruz para Bancos de Leite Humano, na sede da OPAS – Brasília.
O programa que terá como objetivo certificar o grau de conformidade alcançado pelos Bancos de Leite Humano e Postos de Coleta de Leite Humano frente ao disposto nas instruções normativas do PCFioBLH: Certificação profissional para os processos de trabalho em Bancos de Leite Humano e Postos de Coleta de Leite Humano; Certificação da informação em Bancos de Leite Humano e Postos de Coleta de Leite Humano; Certificação da infraestrutura física de Bancos de Leite Humano e Postos de Coleta de Leite Humano; Certificação de equipamentos de Bancos de Leite Humano e Postos de Coleta de Leite Humano; Certificação do processamento e controle de qualidade do leite humano em Bancos de Leite Humano e Sistema de controle interno do controle de qualidade de Bancos de Leite Humano.
A Ministra da Saúde Nísia Trindade falou da importância do Programa de Certificação Fiocruz para Bancos de Leite Humano. Os Bancos de Leite Humano desenvolvem um trabalho importantíssimo não apenas para o Brasil, mas para os países da Ibero-América, África e Europa, que inspiram outros países. Afirmou que a Rede de Bancos de Leite Humano é um dos projetos mais bem avaliados pelo Ministério das Relações Exteriores e principalmente pela Agência Brasileira de Comunicação (ABC).
Segundo a Ministra “é a imagem externa importante do Brasil quando essa imagem é mostrar a força do Sistema Único de Saúde e de práticas fundamentais para o cuidado da saúde da população como é o aleitamento materno, por isso é um projeto acolhido de uma forma tão especial, que foi e é responsável pela redução de mortalidade infantil a exemplo do próprio Brasil e outros países”.
O vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde Marco Aurélio Kriger, reforçou a importância do Programa de Certificação Fiocruz para Bancos de Leite Humano para a Fundação Oswaldo Cruz e relembrou como nasceu o projeto.
“Será comemorado 80 anos da primeira ação de banco de leite humano no instituto Fernandes Figueira que pertence a Fundação Oswaldo Cruz, o único Centro Colaborador do mundo que coordena uma rede de inúmeros Bancos de Leite Humano em vários países”, disse Marco Aurélio Kriger.
A Dra. Miriam Santos recebeu das mãos do coordenador da Rede de Bancos de Leite Humano Dr. João Aprígio em nome de todos os BLH’s do Brasil os certificados de proficiência.