IFF/Fiocruz é redesignado Centro Colaborador da OPAS/OMS até 2029.

Neste mês de março de 2025, a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) redesignou o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) como Centro Colaborador da OPAS/OMS para fortalecer os Bancos de Leite Humano por um período adicional de 4 anos – válido de março/2025 a março/2029.

A Rede de Bancos de Leite Humano como Centro Colaborador tem foco na Agenda 2030, apoiando os países que integram a OPAS/OMS na perspectiva de que as Redes de Bancos de Leite desses países possam se fortalecer e atuar como uma estratégia de promoção da saúde da criança. Ou seja, continuaremos atuando com todos os países colaboradores para promover a atenção neonatal e a segurança alimentar e nutricional dos recém-nascidos e dos lactentes. 

Como surgiu os Centros Colaboradores (CCs)?

Em 1949, a II Assembleia Mundial da Saúde declarou que a melhor maneira de promover a pesquisa no campo da saúde é ajudando as instituições existentes, coordenando seu trabalho e utilizando seus resultados. E assim, surgiu os Centros Colaboradores (CCs). Uma parceria que se baseia na riqueza de conhecimento de instituições do mundo inteiro para apoiar os objetivos e mandatos da Organização Mundial da Saúde, fortalecendo a capacidade institucional em países e regiões, e ajudando as instituições parceiras a aumentarem a visibilidade de seu trabalho. 

O que são Centros Colaboradores da OPAS/OMS? 

Os Centros Colaborados são partes de instituições como universidades, hospitais, institutos de pesquisa ou ministérios que foram designados para realizar atividades desenvolvidas para e com a OPAS/OMS em apoio aos programas da Organização. Essas atividades podem incluir a coleta e a divulgação de informações, fornecer assessoria técnica à Organização, auxiliar em surtos e emergências, oferecer cursos de treinamentos, entre outros. 

 

Como funciona? 

Profissionais da OPAS/OMS identificam instituições com pelo menos 2 anos de colaboração bem-sucedida com a Organização, o que as torna elegíveis para serem designadas como Centro Colaborador. Com ambas as partes de acordo, se inicia uma proposta de designação. Esta designação é um acordo limitado no tempo entre a OPAS/OMS e a instituição. Este acordo é inicialmente por um período de quatro anos e pode ser renovado por um período adicional de até 4 anos (redesignação).