Programa de Credenciamento

O Programa de Credenciamento é uma ação integrada da Coordenação Geral da Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde com a Fiocruz. O Núcleo de Gestão e Informação da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR) responde pela sua coordenação geral. Por sua vez, os coordenadores dos Bancos de Leite Humano, que são os centros de referência estaduais, têm um papel fundamental na prática do credenciamento, coordenando as atividades em seus estados.

O processo de credenciamento de Bancos de Leite Humano foi concebido em 2011 para estruturar a primeira etapa do Programa de Certificação da Qualidade da rBLH-BR. Com ampla adesão dos bancos de leite no Brasil, o processo visa validar a qualidade da informação fornecida pelos gestores de bancos de leite humano ao Sistema de Produção e qualificar o processo de tomada de decisão gerencial dos mesmos.

A consolidação deste programa como prática institucional inovadora foi reconhecida em 2012 no processo de gestão do trabalho da Fiocruz e está inserida na cesta dos 12 indicadores globais que estruturam a Avaliação de Desempenho Institucional.

Em 2015, foram indicados pelas referências estaduais 196 bancos de leite humano para participarem do programa, dos quais 175 foram credenciados.

Acesse: Credenciamento 2016 - Relatórios dos Bancos de Leite Humano