Santa Catarina - Banco de Leite é oficialmente inaugurado em Criciúma

Publicado em 06/09/2019 13h:18min.

O Banco de Leite de Criciúma foi oficialmente aberto nessa quinta-feira, dia 29. A unidade está localizada no Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC) e estava aberta internamente desde o dia 15 de agosto, mas apenas ontem abriu para toda sociedade.

Nessas duas semanas que a unidade abriu internamente quatro mães se cadastraram e segundo a nutricionista e coordenadora do Banco de Leite, Tamilis Borges, pouco mais de três litros foram recebidos. “Já iniciamos com estoque dentro do Banco e provavelmente na próxima semana faremos a pasteurização do leite e todos os processo necessários para doação”, comenta.

A estrutura terá capacidade para armazenar até 190 litros de leite. A abertura deste novo serviço ocorre oito meses após a inauguração da maternidade e nova ala do hospital. Atualmente, Santa Catarina possui 13 bancos de leite humano. As mães que quiserem doar o leite precisarão passar por alguns processos.

A nutricionista destacou que o Banco de Leite humano é fundamental para o hospital devido à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal. Ainda segundo ela, com a nova estrutura, os profissionais poderão tratar os pacientes diretamente com leite materno, que é o melhor alimento para os bebês, e preconizando a importância da amamentação. A nutricionista ainda ressalta que o leite humano é considerado pelo Ministério da Saúde como o principal fator de redução da mortalidade na infância. Cada 300 mililitros do alimento sustentam, em média, dez recém-nascidos.

Primeira edição da Jornada de Incentivo à Amamentação em Criciúma

Nessa quinta-feira aconteceu na Associação Empresarial de Criciúma (Acic) a primeira edição da Jornada de Incentivo à Amamentação em Criciúma. Na ação, profissionais multidisciplinares, como nutricionista, fonoaudióloga, pediatra, obstetra e enfermeiras falaram sobre a importância da amamentação.

O aleitamento materno exclusivo desenvolve o sistema imunológico da criança, ajuda no desenvolvimento da fala e no crescimento da musculatura oral, melhora a respiração, a deglutição e a mastigação da criança. Além disso, fortalece o vínculo entre a mãe e filho, diminui as possibilidades de alergia e de anemia, evita cólicas e reduz os riscos de câncer de mama.

Por Rafaela Custódio

Foto: Thiago Hockmüller/Arquivo Engeplus

Fonte: http://www.engeplus.com.br/noticia/geral/2019/banco-de-leite-e-oficialme...