rBLH em Movimento

Cantinho do Whatsapp da rBLH, Ano 3, nº 11, 08 de novembro de 2019
Cantinho do Whatsapp da rBLH, Ano 3, nº 11, 08 de novembro de 2019

Este espaço reúne as notícias publicadas nos veículos de comunicação do Brasil e dos países cooperantes.

Workshop entre países do BRICS busca estender cooperação da Rede Global de Bancos de Leite Humano, coordenada pela Fiocruz. Evento é sediado pela Fiocruz Brasília.
Durante reunião realizada em Brasília, profissionais de instituições de saúde da Rússia, Índia e China pensaram em formas de levar a experiência brasileira e a cooperação da Rede Global de Bancos de Leite Humano para seus países.
Especialistas do Banco de Leite Humano (BLH) do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) estiveram em Luanda, capital de Angola, com o intuito de avaliar e instalar os equipamentos necessários para o funcionamento do BLH da Maternidade Lucrécia Paim.
A Comissão de Direitos Humanos (CDH) aprovou o projeto de lei da senadora Leila Barros, que obriga creches públicas a terem espaços próprios e condições adequadas para aleitamento materno.
Equipe de investigadores do CINTESIS - Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde e da NOVA Medical School vai iniciar um estudo que visa analisar o impacto do leite materno doado no intestino de bebés prematuros.
O glossário bilíngüe de amamentação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) é resultado de observações dos profissionais da equipe de Aleitamento da SES que perceberam a dificuldade de comunicação entre eles e as mães com surdez.
A data será celebrada com um seminário de aleitamento materno com o tema: Promovendo, protegendo e apoiando a vidas para um futuro saudável.
O Banco de Leite esta localizado na cidade de Resistencia, na provincia de Chaco.
La Red Nacional de Bancos de Leche Humana anunció que los hospitales Materno Infantil de San Lorenzo, Villa Elisa y Trinidad han aumentado el consumo de leche materna en bebés prematuros.
En la sede de la obra social Construir Salud se inauguró ayer el primer espacio amigable para la lactancia materna en la provincia, por ello obtuvieron un reconocimiento de la Sociedad de Pediatría.
O Congresso teve uma programação com abordagem científica atualizada e aprofundada, com foco nas demandas dos dias atuais.
Aleitamento Materno foi um dos temas mais aguardados pelos médicos pediatras que se preparam para participar do 39º Congresso Brasileiro de Pediatria (CBP).
O Criança Feliz Brasiliense é um programa vinculado à iniciativa do Governo Federal que prevê o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância (de zero a seis anos).
O Workshop contará com palestras e painel de debate ao final de cada dia. Além da geração e troca de conhecimento entre os participantes, o evento, visa a integração de equipes de especialistas.
De acordo com a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), os bebês deveriam receber apenas leite materno durante o primeiro semestre de vida.
Para celebrar a data, o BLH do Hias realizou uma solenidade para convidados
As instituições se apoiam em norma da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de 2006
O CBMDF trabalha com projetos voltados para a coleta domiciliar e transporte de leite humano e orientação de doadoras
Segundo ENALCP, para estimular a amamentação devem existir ambientes favoráveis e para isso, deverá ser revista a legislação para prever tais locais, próximo do local de trabalho e em espaços públicos, como centros comerciais.
O Brasil servirá de modelo para a China, Rússia, Índia e África do Sul, países que compõe o BRICS, para a coleta e distribuição de leite materno.
O fortalecimento da Rede de Banco de Leite Humano no cuidado a bebês prematuros foi um dos temas discutidos durante a IX Reunião de Ministros da Saúde do BRICS.
O Brasil será responsável pela transferência da tecnologia para Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Câmara Municipal do Recife realizou a sexta edição do Prêmio Mérito de Saúde Professor Fernando Figueira
Banco da Secretaria de Saúde do Distrito Federal desponta como destaque em reunião com ministros da Saúde do Brasil, China, Rússia, Índia e África do Sul
Experiência brasileira será referência para Argentina, Paraguai e Uruguai. Países assinaram documento que permitirá a transferência de tecnologia