rBLH em Movimento

Cantinho do Whatsapp da rBLH, Ano 2, nº 37, 21 de setembro de 2018
Cantinho do Whatsapp da rBLH, Ano 2, nº 37, 21 de setembro de 2018

Este espaço reúne as notícias publicadas nos veículos de comunicação do Brasil e dos países cooperantes.

De 10 a 14 de setembro, técnicos da rBLH estiveram na cidade de Lima para implantar o Sistema de Informação em BLH e realizar o curso Atualização em Gestão e Informação em BLH I - Fundamentos e Práticas (BLH 103).
A publicação destaca os projetos na área de BLH como uma das mais bem-sucedidas áreas de cooperação brasileira na esfera da saúde, que pode reduzir acentuadamente a mortalidade infantil a custos baixos. Acesse.
O informativo, que visa atualizar os pediatras sobre as ações realizadas em prol do aleitamento materno no Brasil, traz em detalhes os eventos promovidos pela Sociedade e o Ministério da Saúde, entrevista com especialista sobre o tema da Waba e comentários de especialistas sobre diversas questões relacionadas à amamentação.
O objetivo é esclarecer dúvidas sobre a gestação, cuidados com os bebês e promover a troca de experiências entre os participantes.
O Banco de Leite Humano (BLH) da Santa Casa está com o estoque abaixo do recomendado contando com 10 litros, enquanto a quantidade ideal diária é de 6 litros, volume suficiente para alimentar os cerca de 20 bebês internados na UTI neonatal da instituição.
A palestra acontecerá no dia 26 de setembro, no auditório Espaço Ciência e Cultura do Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP).
Unidades de Saúde de Taboão da Serra realizaram ações para promover o aleitamento materno durante o Agosto Dourado.
A visita aconteceu no dia 11 de setembro e teve como objetivo conhecer a metodologia utilizada pelo BLH e sua aplicação no Banco de Leite de Moçambique.
Até este período, 40 pólos já foram implantados, restando 30 pólos a implantar na Região Metropolitana de Belém. Veja as fotos.
Apesar de ter sido mobilizado todo esforço médico, 15 crianças nascidas no Hospital Regional de Taguatinga, no mês passado, não tiveram defesa para resistir ao estado de subnutrição em que se encontravam as suas mães. É assim que começa a matéria do Correio Braziliense de 20 de setembro de 1978, que anunciava a criação do banco de leite humano da unidade de saúde.
Os frascos são depois encaminhados às mães doadoras de leite de Assis e região, em seus domicílios, para a coleta do leite.
A comemoração acontece hoje (19/09), às 9 horas, no auditório do quinto andar do Hospital Regional de Taguatinga.
No Brasil, em cada quatro mulheres, mais de uma apresenta depressão entre o 6º e o 18º mês após o nascimento do bebê, como apontou um estudo publicado em 2016 no Journal of Affective Disorders.
A australiana fotografa mães em seu país, mas também vai mais longe e clica mulheres e seus filhos em várias localidades, inclusive no Brasil.
O material arrecadado na campanha foi entregue ao Banco de Leite Humano do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz).
Para abordar os procedimentos de seleção, classificação, pasteurização e controle microbiológico do leite humano distribuído aos bebés internados nas unidades neonatais dos hospitais, a Escola Superior de Saúde da Universidade da Madeira (ESS-UMa) realiza no dia 26 de setembro, das 09h às 13h, uma conferência subordinada ao tema “Banco de Leite Materno”.
O Projeto de Lei inclui no calendário de datas comemorativas e de conscientização do município, o Mês de Incentivo ao Aleitamento Materno, o Agosto Dourado.
No Brasil, a pesquisa está sendo conduzida no Hospital Maternidade Herculano Pinheiro, no Rio de Janeiro, por pesquisadores do Observatório de Epidemiologia Nutricional da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Nos dias 27 e 28 de setembro, será realizado o V Curso de Formación en Lactancia Materna. Confira aqui a programação e saiba como participar.
A conferência destina-se a profissionais e estudantes das áreas da saúde, educação e serviço social, e terá lugar na Sala do Senado, no piso – 2 do Campus da Penteada.