Técnicos da rBLH realizam missão de avaliação do projeto de cooperação em El Salvador

Publicado em 06/11/2017 11h:54min.

De 24 a 26 de outubro, dois técnicos da Secretaria Executiva da Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH) realizaram missão de avaliação final do projeto de cooperação em El Salvador. Estiveram na visita o coordenador do Laboratório de Controle de Qualidade em Leite Humano do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Jonas Borges, e o consultor técnico do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (rBLH/Icict/Fiocruz), Alejandro Rabuffetti.

 Apresentação do Programa de Certificação da Qualidade para BLHs 

A avaliação do projeto “Apoio Técnico para a consolidação da Rede de Bancos de Leite Humano de El Salvador” aconteceu de forma participativa com os profissionais salvadorenhos dos Bancos de Leite Humano (BLH), dos Postos de Coleta de Leite Humano (PCLH) e da Coordenação Nacional dos BLHs do Ministério da Saúde de El Salvador. O Comitê ad hoc para avaliação do projeto foi constituído pelos técnicos brasileiros presentes e contou com a colaboração da coordenadora da Rede Salvadorenha de BLHs do Ministério da Saúde de El Salvador, María Magdalena Martínez, e das equipes de profissionais dos BLHs e dos PCLHs das regiões Metropolitana, Ocidental e Oriental do país. 

Apresentação da Rede Salvadorenha de BLHs do Ministério da Saúde de El Salvador

Foram avaliados os documentos do projeto, tais como relatórios de monitoramento e de missões realizadas, consultas individuais com os beneficiários da ação e relatórios das atividades desenvolvidas nos BLHs do país. O processo avaliativo permitiu aferir a eficácia, eficiência e sustentabilidade da ação BLH no país, examinar e avaliar questões do desenho, planejamento, gestão, coordenação e desempenho na execução das atividades projetadas, extrair lições aprendidas e, por fim, pensar em recomendações futuras para o aprimoramento do trabalho de cooperação técnica. 

Durante a realização do evento Taller de Atención Integral al Prematuro, os técnicos brasileiros apresentaram o Programa de Certificação da Qualidade para BLHs, o qual será trabalhado no novo projeto de cooperação entre os dois países. Na ocasião, o Ministério da Saúde de El Salvador apresentou o trabalho intitulado “Sistematização da Implementação dos Bancos de Leite Humano e Postos de Coleta em El Salvador”, além dos resultados e o desempenho dos 42 PCLHs, os quais fornecem leite humano aos três BLHs do país: Hospital Nacional de la Mujer, em São Salvador (Região Metropolitana); Hospital San Juan de Dios de Santa Ana (Região Ocidente) e o Hospital San Juan de Dios de San Miguel (Região Oriente). 

Participantes do Taller de Atención Integral al Prematuro

O Comitê ad hoc para avaliação do projeto também visitou a Embaixada Brasileira, quando foi entregue pelos técnicos brasileiros da rBLH uma cópia do relatório final de avaliação do projeto para o conselheiro Luiz Eduardo Maya Ferreira.

Visita à Embaixada Brasileira em El Salvador

Ao final da missão, foi realizada visita técnica ao PCLH da Unidade Comunitária de Saúde da Família (UCSF) Zacamil, na Região Metropolitana de São Salvador, coordenado pelo Dr. Carlos Meléndez. Na visita, foram discutidas questões referentes à diminuição das perdas de leite humano no processo de coleta, armazenagem e transporte do mesmo para o BLH do Hospital Nacional de la Mujer.

Visita técnica ao PCLH da Unidade Comunitária de Saúde da Família

 

Resultados do processo avaliativo

Os resultados do processo de avaliação indicaram avanços na qualificação da atenção neonatal em termos de segurança alimentar e nutricional, contribuindo para a redução da morbidade e da mortalidade de recém-nascidos, com ênfase no componente neonatal, constituindo-se como uma importante estratégia para o país no que se refere ao alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do setor saúde. 

A cooperação Brasil-El Salvador em BLH possibilitou gerar efeitos multiplicadores para o sistema de saúde salvadorenho no que diz respeito à diminuição das condições adversas de saúde de grupos populacionais estratégicos e em situações especiais de agravo, particularmente os recém-nascidos prematuros e os de baixo peso.