Banco de Leite Humano é inaugurado no Hospital Sofia Feldman em Minas Gerais

Publicado em 03/07/2017 10h:14min.

No último dia 22, a capital mineira passou a contar com mais um Banco de Leite Humano (BLH). O Hospital Sofia Feldman, situado ao norte de Belo Horizonte, inaugurou sua unidade. A solenidade reuniu centenas de pessoas, entre autoridades e profissionais de saúde. Com a abertura do BLH, o estado de Minas Gerais totaliza 15 unidades em funcionamento.

Da esquerda para direita: Madalena de Oliveira, psicopedagoga do IFF/Fiocruz; Lorena Nogueira, responsável técnica do BLH do Hospital Sofia Feldman;  José Luis de Carvalho , pediatra do IFF/Fiocruz; Cintia Ribeiro, coordenadora do BLH do Sofia Feldman; Tania Barreto, enfermeira do IFF/Fiocruz; e Marilia Oliveira, assistente social do Sofia Feldman, durante visita ao hospital

Segundo a coordenadora do BLH, Cintia Ribeiro, a principal motivação em ter o BLH no Hospital Sofia Feldman é justamente pelo fato de a instituição ter a maior unidade neonatal do estado de Minas Gerais, com cerca de 250 internações mensais e atendimento a mais de 300 municípios.

Como Posto de Coleta de Leite Humano, o Sofia Feldman coletava em média 80 litros de leite por mês e contava com aproximadamente 50 doadoras. “Somos Hospital Amigo da Criança desde 1995 e trabalhamos a promoção do aleitamento materno, estimulando para que nossas crianças recebam o alimento específico e que vale ouro. Fomos Posto de Coleta por muito tempo, porém, não recebíamos o volume completo do leite pasteurizado, o que era insuficiente para suprir a demanda dos recém-nascidos internados na neonatologia do Sofia Feldman”, ressalta Cintia.

O Banco de Leite recebeu apoio do Centro de Referência para BLHs em Minas Gerais, localizado na Maternidade Odete Valadares, também na capital, que acompanhou o processo de estruturação física e capacitação de recursos humanos da nova unidade. Anterior à inauguração, o Sofia Feldman já contava com a parceria do Centro de Referência para a pasteurização do leite humano.

“Nossas expectativas são as maiores. Queremos oferecer leite humano pasteurizado aos recém-nascidos internados na UTI Neonatal e atendimento às mães que vivenciam dificuldades relacionadas ao aleitamento materno. Esses atendimentos aconteciam na Sala de Apoio à Amamentação e agora teremos um local específico, além de poder fazer mais campanhas para captar novas doadoras”, destaca a coordenadora do BLH.

Para se tornar uma doadora do BLH, é preciso entrar em contato pelo telefone (31) 3408-2256. Técnicos do Banco de Leite agendarão uma visita à casa das doadoras para checar questões referentes ao pré-natal e ensinar a fazer a extração manual do leite.

Por: Roberta Raupp (Rede Global de Bancos de Leite Humano)

Fonte: Banco de Leite Humano Sofia Feldman