Petrópolis/RJ - Referência em maternidade, HAC ganha estrutura para banco de leite humano

Publicado em 20/12/2021 13h:41min.

Única maternidade pública da cidade, o Hospital Alcides Carneiro já tem uma estrutura montada para o funcionamento de um banco de leite humano na rede pública. As obras do espaço foram concluídas no mês passado, equipamentos foram comprados e o Sehac tem hoje licitação aberta para a aquisição de materiais finais para que o espaço entre em funcionamento. Entre os equipamentos já comprados estão geladeiras, freezers, bombas para ordenha elétrica, bombas para ordenha manual, balanças de laboratório, balança de precisão, termômetros digitais, termômetros calibrados, tubos de ensaio, pipetas, alça bacteriológica, timer, computador, impressora, armários, mesas cadeiras, entre outros materiais.   

Dentro do processo de preparo do Hospital o funcionamento do banco de leite, o HAC recebeu no mês passado, técnicos do Hospital Fernandes Figueira – referência no serviço. A visita técnica ao espaço visa oferecer apoio e orientar os profissionais do HAC sobre o funcionamento do banco de leite humano. Os técnicos orientam sobre controle de qualidade, armazenamento, pasteurização do leite recebido. Em uma segunda etapa,  todos os profissionais que irão  receber os doadores deverão passar por um curso teórico e prático do instituto Fernandes Figueira para que estejam preparados para atender às usuárias do serviço.

O banco de leite humano deverá atender 100% das crianças da UTI Neo natal e havendo um excedente o material poderá ser disponibilizado para outros bebês – um  apoio é necessário sobre tudo nos casos de bebês  que possuem progenitores com HIV positivo, que não podem consumir o leite produzido por suas mães.

Foto: Divulgação PMP

Fonte: Diário de Petrópolis