Ministério da Saúde do Brasil publica Nota Técnica sobre vacinação contra a Covid-19 em gestantes, puérperas e lactantes

Publicado em 15/03/2021 16h:16min.

De acordo com a NT, até o momento, não há contraindicação para vacinação desse grupo de mulheres com as vacinas aprovadas no Brasil

O Ministério da Saúde / Secretaria de Atenção Primária à Saúde / Departamento de Ações Programáticas Estratégias Brasil publicou hoje, 15 de março, a Nota Técnica Nº 1/2021 – DAPES/SAPS/MS. O documento traz as recomendações sobre a administração de vacinas contra a Covid-19 em gestantes, puérperas e lactantes.

De acordo com a NT, até o momento, não há contraindicação para vacinação desse grupo com as vacinas aprovadas no Brasil e as mulheres devem estar informadas pelos profissionais de saúde para uma tomada de decisão. É recomendada a vacinação de gestantes pertencentes aos grupos prioritários, principalmente as que apresentam comorbidades preexistentes, de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19 (diabetes, hipertensão arterial crônica, obesidade, doença cardiovascular, asma brônquica, imunossuprimidas, transplantadas, doenças renais crônicas e doenças autoimunes).

O documento também traz orientações sobre aleitamento materno e doação de leite humano. Em consonância com a Recomendação Técnica 0121-090221 da Câmara Técnica da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, a NT recomenda que a lactante não deve interromper o aleitamento materno e as mães que amamentam podem doar leite humano, se assim desejarem.

A NT foi elaborada pelo Ministério da Saúde, com colaboração da Câmara Técnica Assessora em ações integradas à Assistência à gestante e Puérpera, e baseou-se em evidências na literatura científica, entidades médicas e ministérios da Saúde de outros países.

Leia a Nota Técnica Nº 1/2021 – DAPES/SAPS/MS abaixo ou faça o download aqui. O documento também está disponível na página “rBLH enfrentando a Covid-19”.