Encontros regionais marcam trabalho em rede pela qualificação de recursos humanos

Publicado em 05/11/2020 14h:44min.

Objetivo foi apresentar os aprimoramentos do novo sistema de Ensino e conhecer as demandas de certificação profissional dos BLHs

Terminou ontem (4/11) a série de reuniões regionais entre a Secretaria Executiva da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR) e as Comissões Estaduais de Bancos de Leite Humano e suas Referências sobre o curso “BLH 301: Atualização em Processamento e Controle de Qualidade em Bancos de Leite Humano I: teoria e prática em diálogo – Modalidade a distância”. Essa será a primeira edição realizada com o novo modus operandi de acesso ao Ensino da rBLH-BR. Modelo vai proporcionar melhorias no processo de inscrição e certificação.

A iniciativa teve o objetivo de apresentar o novo sistema de Ensino e conhecer as necessidades de certificação profissional dos BLHs, nos termos da RDC nº 171/2006. A partir de 2021, a habilitação de recursos humanos será introduzida como critério para a certificação dos BLHs, aliando informação e qualidade. Os cinco encontros virtuais demonstraram a importância dos Recursos Humanos para a rBLH-BR e de se manter a informação atualizada para ampliar as ações de planejamento.

A inovação e os aprimoramentos no Ensino são uma demanda da própria rBLH-BR e fortalecem o sistema de informação da Rede. As ações podem ser observadas da inscrição à certificação. Os Responsáveis Técnicos dos BLHs vão inscrever os profissionais de seu BLH e dos Postos de Coleta de Leite Humano (PCLH) correlatos a partir de um link no Sistema de Produção. Tudo online e sem necessidade de envio de documentos.

É fundamental que o cadastro de recursos humanos esteja atualizado (Dados pessoais, formação e área de atuação), pois as informações inseridas serão pareadas com o sistema de informação da rBLH-BR e também vão alimentar a base de dados do curso e gerar o certificado.

Outra novidade é processo de certificação, que será de forma dinâmica, atual e ágil. Logo após o aluno concluir o curso, será gerado um QR Code para o certificado, com uma identidade única e que garante a integridade e a legitimidade do documento.

Essa edição do curso será voltada aos profissionais vinculados aos BLHs ou PCLH que ainda não fizeram o curso e atuam diretamente no caminho do leite humano: coleta, processamento e controle de qualidade do leite humano e cargos de responsabilidade médica e de tecnologia de alimentos. Não haverá restrições do número de participantes por BLH, estado ou região, mas as inscrições devem seguir esses critérios. A data do curso será definida após avaliação da demanda e organização das turmas.

O período de inscrição é de 4 a 10 de novembro. Mais informações pelo e-mail rblh@fiocruz.br

Tags: