Texto de Referência Selo Fiocruz Vídeo - Direito à Amamentação

A Declaração Universal dos Direitos Humanos estabeleceu o direito à vida, que é o primeiro e mais elementar dos direitos fundamentais do ser humano. Nesse contexto, tornase importante trabalhar o direito ao aleitamento materno e à nutrição adequada como uma questão de direito fundamental, por se tratar não apenas de um fator de sobrevivência para recém-nascidos, como também de um recurso natural e sustentável capaz de definir a qualidade de vida que terá um indivíduo.

Considerado o alimento padrão ouro, o leite humano possui inúmeros benefícios para a criança, podendo influenciar sua história de vida até a fase adulta. Além de proteger contra diarreias e infecções respiratórias, o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade e complementar até os dois anos ou mais, diminui o risco de alergias, colesterol alto, diabetes e obesidade.

Portanto, garantir o acesso ao leite humano como salvaguarda da vida de milhares de recém-nascidos do mundo inteiro e, além disso, contribuir para o desenvolvimento sustentável em suas diversas dimensões, torna-se fundamental e tem sido o compromisso diário de profissionais que atuam nas 311 unidades de bancos de leite humano (BLHs) que compõem a Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH).

Coordenada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em ação integrada com a Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno (CGSCAM) do Ministério da Saúde (MS-Brasil), a rBLH se destaca no cenário nacional e internacional pelo impacto positivo para a saúde materno-infantil de suas ações. Com um pouco mais de uma década de cooperações bilaterais e multilateral, a Fiocruz, em conjunto com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e o MS-Brasil, a rBLH colabora com 23 nações, 18 da América Latina, duas da Península Ibérica e três da África.

O modelo brasileiro em funcionamento pelo mundo é o de casa de apoio à amamentação, no sentido de apoiar, proteger e promover o aleitamento materno, o que inclui fortemente a defesa pelo direito de amamentar e de ser amamentado. E os números da rBLH falam por si só: de 2009 a 2016, a Rede Global contou com mais de 1,8 milhão de doadoras. Foram coletados mais 1,5 milhão de litros de leite e quase 1,9 milhão de recém-nascidos foram beneficiados.

A conscientização sobre a importância do aleitamento materno nessas unidades se inicia ainda no pré-natal, com a realização de grupos educativos para os futuros papais, onde é possível tiram dúvidas, compartilhar experiências e desmistificar crenças antigas que possam contribuir para o desmame precoce. Dessa forma, os BLHs seguem contando com a solidariedade de milhares de doadoras de leite humano que, com esse simples gesto, ajudam a salvar vidas. Todo leite doado aos BLHs ou Postos de Coleta de Leite Humano (PCLH) passa por um rigoroso processo de seleção, classificação e pasteurização, até que esteja pronto para ser distribuído com qualidade certificada aos bebês prematuros e/ou de baixo peso internados nas UTIs Neonatais.

Coordenação da Rede Global de Bancos de Leite Humano/Fiocruz

 

Referências

ALENCAR, S.M.S.M. Doadoras e Doações. Banco de Leite Humano: Funcionamento, Prevenção e Controle de Riscos. Anvisa. Brasília, 2008. Disponível em
<http://www.redeblh.fiocruz.br/media/blhanv2008.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2017.

ALMEIDA, J.A.G. de. Amamentação: um híbrido natureza-cultura. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 1999.

ALMEIDA, J.A.G; NOVAK, F.R. Amamentação: um híbrido natureza-cultura. Jornal de Pediatria, Rio de Janeiro, v. 80, supl. 5, p. 119-125. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/jped/v80n5s0/v80n5s0a02>. Acesso em: 20 ago. 2017.

ALMINO, J.; LIMA, S.E.M. 30 Anos da ABC: Visões da Cooperação Técnica Internacional Brasileira. Brasília. Editora Fundação Alexandre de Gusmão, 2017. <https://rblh.fiocruz.br/sites/rblh.fiocruz.br/files/usuario/8/30anos_abc.... Acesso em: 20 ago. 2017.

ANVISA - AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. RDC-ANVISA nº. 171, de 04 de setembro de 2006. Dispõe sobre o Regulamento Técnico para o funcionamento de Bancos de Leite Humano. ANVISA: resoluções, Brasília, DF, 4 set. 2006. Disponível em: <http://www.redeblh.fiocruz.br/media/rdc_171.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2017.

BRASIL. Ministério da Saúde. Brasília, 2014. Disponível em: <http://www.saude.gov.br/> Acesso em: 20 ago. 2017.

______. Ministério da Saúde. Agenda de Compromissos para a Saúde Integral da Criança e Redução da Mortalidade Infantil. Brasília, 2004. Disponível em: <
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/agenda_compro_crianca.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2017.

______. REDEBLH. Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1998. Disponível em: <www.rblh.fiocruz.br>. Acesso em: 20 ago. 2017.

______. REDEBLH. Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano. Programa IBERBLH. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2007. Disponível em: < http://www.iberblh.icict.fiocruz.br/> Acesso em: 20 ago. 2017.

IberBLH - Programa Iberoamericano de Bancos de Leche Humana. Carta de Brasilia 2005. [Internet]. Rio de Janeiro; 2010. Disponível em: http://www.iberblh.icict.fiocruz.br/images/cartadebsb1.pdf> Acesso em: 20 ago. 2017.

IberBLH - Programa Iberoamericano de Bancos de Leche Humana. Carta de Brasilia 2010. [Internet]. Rio de Janeiro; 2010. Disponível em: <http://www.iberblh.icict.fiocruz.br/images/carta_bsb_2010_port.pdf> Acesso em: 20 ago. 2017.

IberBLH - Programa Iberoamericano de Bancos de Leche Humana. Carta de Brasilia 2015. [Internet]. Rio de Janeiro; 2015. Disponível em: <http://www.iberblh.org/images/cartaBSB2015/carta_bsb_2015_port.pdf> Acesso em: 20 ago. 2017.

ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em: <https://rblh.fiocruz.br/sites/rblh.fiocruz.br/files/usuario/8/declaracao... Acesso em 20 ago. 2017.

RABUFFETTI , A.G. Cooperação técnica internacional em bancos de leite humano: um estudo da horizontalidade nos projetos bilaterais. Rio de Janeiro, 2014. Dissertação (Mestrado na Modalidade Profissional em Saúde Pública) – Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/Fundação Oswaldo Cruz. Disponível em: <
http://bvssp.icict.fiocruz.br/lildbi/docsonline/get.php?id=4015> Acesso em: 20 ago. 2017.

YouTube. (2015, Outubro 2). A rRBLH no contexto da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável [Video file]. Retrieved from https://www.youtube.com/watch?v=3CP-ZA13keM 

YouTube. “Rede de Bancos de Leite Humano”. Retrieved from http://www.youtube.com/user/rBLHvideos

Aleitamento materno. Especial Agência Fiocruz de Notícias. https://agencia.fiocruz.br/aleitamento-materno Acesso em 31/08/17

Portal Scielo Livros
http://books.scielo.org/?lang=pt

Extraído de: Terceiro edital do Selo Fiocruz Vídeo