Como os Bancos de Leite Humano poderiam evitar a próxima crise da fórmula

Publicado em 01/02/2023 16h:16min.

A revista National Geographic publicou no dia 30 de janeiro de 2023 a importância do trabalho dos bancos de leite humano desenvolvidos no Brasil e considerado o principal exemplo mundial de banco de leite devido a um programa iniciado nos anos 80 que combinava promoção e treinamento em aleitamento materno com doação. O programa de banco de leite do Brasil começou na década de 1980 e agora serve de modelo para outros países.

O Brasil tem o principal programa de doação de leite materno do mundo e os especialistas dizem que outros países podem aprender muito para ajudar mulheres e bebês em todos os lugares, com cerca de 228 dos 750 bancos de leite humano do mundo. Os Estados Unidos, por comparação, têm 28 membros da Human Milk Banking Association of North America. De acordo com Danielle Aparecida da Silva, diretora técnica da Rede Nacional de Bancos de Leite Humano do Brasil, afirmou que "A principal diferença do modelo em relação a outros países é o apoio governamental e que o apoio à amamentação vai junto com o banco de leite".

Entre 1990 e 2015, o Brasil reduziu sua taxa de mortalidade para crianças menores de cinco anos em 73%, de acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância, ou UNICEF, em parte devido ao programa, mas também devido a outros esforços para aumentar a vacinação e a ajuda financeira para famílias de baixa renda. A rede brasileira de bancos de leite humano atender cerca de 60% dos bebês prematuros e de baixo peso ao nascer, segundo a Fiocruz. 

"Se houvesse uma bússola ética de bancos de leite humano, a seta apontaria para o Brasil", diz Summer Kelly, presidente eleito da Human Milk Banking Association of North America. "O foco incessante dos bancos de leite materno  brasileiro no apoio e proteção da mãe lactante inspira e motiva outros bancos de leite humano ao redor do mundo".

Leia na íntegra a reportagem, clique aqui