BLH de Piracicaba fez 4 anos e recebeu Unidade Móvel

Publicado em 18/06/2010 00h:00min.

Veículo foi doado pelo Poder Judiciário de Piracicaba

O Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba recebeu no dia 31 de maio, a Unidade Móvel de Coleta e Atendimento do Banco de Leite Humano Maria Gessy Cardoso Ribeiro.

A cerimônia ocorreu em comemoração ao 4º aniversário do BLH durante o “Chá de Doação de Amor”. Estiveram presente diversas doadoras e seus esposos, autoridades, magistrados, Enfª Anália Heck(Coordenadora do Centro de Referência para BLH do interior do Estado de São Paulo), BLH Rio Claro, diretoria Afocapi e equipe BLH de Piracicaba.

Segundo o presidente do Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba, José Coral, um veículo exclusivo para o Banco de Leite vem auxiliar na divulgação do aleitamento e no atendimento às Mães. “O Banco de Leite é um setor que atua como apoio a todos os setores da Gestão Materno Infantil do hospital, da UTI Neonatal ao Alojamento Conjunto. O resultado do Banco é mensurado pela quantidade de vidas que salvamos. O veículo que recebemos vem para atender nossos anseios de aumentar e dar melhores condições na coleta residencial de leite”, afirma Coral.

O veículo foi cedido pelo Poder Judiciário Estadual – Unidade de Piracicaba, por meio do Juiz de Direito Dr. Ettore Geraldo Avollio. O valor destinado pela Entidade judiciária cobriu a compra do veículo e adaptação interna com equipamentos necessários para coleta, armazenamento e transporte do leite até o hospital. O transporte com condições específicas garante a manutenção da qualidade do produto até iniciar o processo de pasteurização.

A supervisora do Banco de Leite Humano, enfermeira Dayse Ruiz de Araújo Feitosa, informa que a Unidade Móvel conta com um freezer, lavatório, poltronas para atendimentos, climatizador, armários e bomba tira leite elétrica. “O veículo será conduzido por nossa equipe e será utilizado nas segundas e terças-feiras para coleta de leite e eventualmente em campanhas de doação promovidas pelo BLH. Nesse momento da visita até a residência das doadoras faremos orientações necessárias para que as nutrizes realizem uma coleta segura do leite”, afirma a enfermeira.

O Chá de Doação de Amor ocorreu no SESI Piracicaba. Durante a programação tiveram apresentações artísticas, com informações sobre as entidades e grupos parceiros, e demonstração de estatísticas sobre Aleitamento Materno.

O BLH realiza três vezes por semana um trabalho para captação de novas doadoras através de orientação às mães que vêm ao setor para coletar o exame do pezinho. Neste momento elas participam de grupos onde são orientadas sobre a importância da amamentação e da doação do excedente do leite.

A doação de leite materno é simples, as mulheres saudáveis e com produção excedente de leite que não tomem nenhuma medicação podem procurar o Banco de Leite Humano para realizar seu cadastro pelo telefone (19) 3403-2820.