BA - Banco de Leite garante primeiro alimento da vida a mais de mil bebês prematuros


Foto: Jorge Magalhães

Somente nos 22 primeiros dias deste ano já foram coletados 39,1 litros de leite materno

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, realizou 3.786 visita domiciliares no último ano, representando um crescimento de 14,5% se comparado a 2019.

A diferença no percentual se deve às 2.372 novas mães que doaram pela primeira vez. Foram mais de mil litros ordenhados que ajudaram na alimentação de cerca de mil bebês prematuros e/ou de baixo peso internados nas unidades neonatais.

Somente nos 22 primeiros dias deste ano, já foram coletados 39,1 litros de leite materno excedente de mães doadoras internadas na própria unidade hospitalar e cadastradas.

O exemplo de Thainara Souza, moradora do município de Ipirá, é traduzido em ato de solidariedade e a importância do primeiro alimento que salva vidas.

“É gratificante saber que estou ajudando bebês prematuros também estou outras mães que não conseguiram ter leite”, desabafa a mãe doadora, que ajuda o o Banco de Leite enquanto o filho permanece internado no berçário.

Apesar de todo o esforço, a bióloga e coordenadora do BLH, Camila Martins, ressalta que houve redução do número de doações no início da pandemia da Covid-19, impactando no estoque de leite humano do HIPS.

“Somente conseguimos restabelecer os índices em saldo positivo no segundo semestre”.

Doações

Para receber em casa a equipe de coleta basta ligar (75) 36027156 e fornecer nome completo, endereço, ponto de referência e o contato atualizado.

Um cadastro será realizado e um kit de coleta será entregue. As visitas ocorrem de segunda à sexta-feira em horário comercial (08h às 12h / 14h às 17h).

Fonte: Prefeitura Municipal de Feira de Santana