Recursos Humanos

Este eixo está articulado no sentido de responder à necessidade da capacitação, em caráter permanente, dos profissionais que continuamente ingressam e atuam em bancos de leite humano e na área do Aleitamento Materno, no que concerne não somente às dimensões teóricas, mas também aos aspectos práticos do processamento e controle de qualidade do leite humano.

Com isso, a Coordenação da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR), em parceria com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), na qualidade de ator responsável pela retroalimentação da política estatal para o setor, viabiliza cursos para a educação continuada como elemento estratégico para a rBLH no Brasil. Acesse!

Como produto inicial da qualificação permanente dos recursos humanos em bancos de leite humano, há o Curso de Formação de Profissionais em Processamento e Controle de Qualidade do Leite Humano (BLH 101), que está estruturado na Plataforma Moodle, no formato autoinstrucional, articulando o conteúdo teórico que fundamenta a ação profissional no banco de leite humano com a prática em processamento e controle de qualidade do leite humano.

Princípios

De acordo com a Norma Técnica de Qualificação em Recursos Humanos, o quadro funcional dos bancos de leite humano deve dispor de profissionais legalmente habilitados para assumir a responsabilidade das atividades médico-assistenciais e de tecnologia de alimentos requeridas por um banco de leite.

Podem integrar a equipe: médicos, nutricionistas, enfermeiros, farmacêuticos bioquímicos, técnicos em microbiologia e engenheiro de alimentos. Outros profissionais, como psicólogo, assistente social, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional, podem integrar a equipe de apoio. Auxiliares e técnicos em enfermagem, em nutrição ou de laboratórios constituem parte da equipe multidisciplinar com a qual deve contar com um banco de leite humano.

A quantificação dos recursos humanos necessários ao desenvolvimento das atividades em banco de leite humano dependerá do tamanho e complexidade de assistência do referido banco.