rBLH integra delegação brasileira para implementação do Centro de Lactação e Telessaúde em Maputo

Publicado em 03/05/2017 09h:39min.

A Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH) esteve na cidade de Maputo no mês passado para dar sequência ao monitoramento do Projeto de Implementação do Centro de Lactação e Telessaúde no Hospital Central de Maputo (HCM), que se encontra em fase de desenvolvimento. A missão teve como metas dar seguimento às ações de qualificação de recursos humanos locais, pactuar as atividades futuras do projeto, bem como responder às solicitações da parte moçambicana sobre a operacionalização do Banco de Leite Humano do hospital (BLH-HCM).

Parte da equipe do Hospital Central de Maputo

Estiveram presentes nesta missão o coordenador da rBLH e Secretário Executivo do Programa Ibero-americano de BLHs, João Aprigio Guerra de Almeida; a coordenadora da Rede de Bancos de Leite Humano do Distrito Federal (rBLH-DF), Miriam Santos; o assessor internacional do Ministério da Saúde, Luciano Queiroz; e o coordenador geral de Cooperação Técnica dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop) e Timor Leste da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Paulo Lima.

Foram realizadas reuniões com o diretor geral do HCM, João Carvalho Fumane, com os representantes dos Departamentos de Pediatria, Neonatologia, Enfermagem, Administração e Nutrição do hospital, e do Departamento de Nutrição do Ministério da Saúde de Moçambique (Misau).

Entrega dos certificados de conclusão dos cursos de capacitação às profissionais do hospital

Entre as ações desenvolvidas no âmbito da missão brasileira, foram definidos planos de trabalho e esclarecidas dúvidas da equipe do HCM sobre o funcionamento de um BLH, além de cinco pontos que tiveram destaque: a criação de um grupo técnico de trabalho; a avaliação e testagem dos equipamentos doados pelo Governo Brasileiro; visita exploratória ao Brasil da coordenadora técnica do BLH-HCM; proposta do I Simpósio Moçambicano em BLH; e entrega dos certificados de conclusão dos cursos de capacitação às profissionais do hospital, a enfermeira Dalícia João e a nutricionista Madalena Balate, que estiveram no Brasil participando do Programa de Qualificação Profissional em 2016.

Próximas ações

Devido à importância de manter o acompanhamento periódico pelas equipes dos dois países durante a execução do projeto e aprimoramento da gestão, constituiu-se um grupo técnico de trabalho, composto por representantes do HCM, do Misau, da Embaixada do Brasil em Maputo, do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), do Ministério da Saúde e da ABC.

Outra questão discutida se refere à avaliação da testagem dos equipamentos disponibilizados pelo Governo Brasileiro. Para tanto, foi padronizado a qualificação de técnicos moçambicanos para instalação, uso adequado e manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos e insumos.

A visita exploratória ao Brasil da coordenadora técnica do BLH-HCM, Sônia Bandeira, ocorrerá entre a última semana de julho e a primeira semana de agosto de 2017 ao Rio de Janeiro e ao Distrito Federal, com vistas a inteirar-se da operação dos BLHs.

Também foi proposto a realização do I Simpósio Moçambicano em BLH, que acontecerá em comemoração à implantação da unidade no HCM. O evento também será uma estratégia de difusão do uso do leite humano no âmbito da política de segurança alimentar e nutricional de Moçambique.

Por: Roberta Raupp