O aleitamento materno é a estratégia mais efetiva de combate à morbimortalidade infantil. Estudos indicam que o leite humano é capaz de reduzir em até 13% as mortes evitáveis de crianças até os 5 anos de vida, visto que a sua composição atende todas as necessidades dos seres humanos nesta fase da vida.
O leite humano é um alimento que contém equilíbrio de gorduras, carboidratos e proteínas na medida exata para prover o crescimento e a imunidade dos bebês, além de combater as infecções infantis, desenvolver o cérebro e aumentar a resistência a doenças crônicas,tais como asma, alergias e diabetes.
Existem evidências de que a substância até pode aumentar a inteligência e reduzir as chances do desenvolvimento de cânceres na mãe e no bebê, além de contribuir para o fortalecimento do vínculo entre mãe e bebê.
Um dos principais objetivos da equipe da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR) é apoiar a mulher-mãe e seus familiares nessa etapa da vida tão delicada, que é a amamentação. Com isso, nesta seção vamos apresentar algumas questões enfrentadas na amamentação, da gestação ao retorno ao trabalho, e os procedimentos adequados diante de situações especiais, como nos casos de recém-nascidos de baixo peso, prematuridade, adoção, entre outros.