Questões de amamentação

O leite humano é considerado a melhor fonte de nutrição para as crianças de até 2 anos, justamente por sua composição atender as necessidades dos seres humanos nessa fase da vida.  O leite humano é um alimento que contém equilíbrio de gorduras, carboidratos e proteínas na medida exata para prover o crescimento e a imunidade dos bebês, além de combater as infecções infantis, desenvolver o cérebro e aumentar a resistência a doenças crônicas,tais como asma, alergias e diabetes.

Existem evidências de que a substância até pode aumentar a inteligência e reduzir as chances do desenvolvimento de cânceres na mãe e no bebê, além de contribuir para o fortalecimento do vínculo entre mãe e bebê.

O aleitamento materno é considerado a estratégia mais efetiva, com foco na criança, de combate à morbimortalidade infantil, visto que estudos indicam que o leite humano é capaz de reduzir em até 13% as mortes evitáveis de crianças até os 5 anos de vida.

Um dos principais objetivos da equipe da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR) é apoiar a mulher-mãe e seus familiares nessa etapa da vida tão delicada, que é a amamentação. Assim sendo, nesta seção, elencamos as principais questões que surgem diante do aleitamento nos diversos momentos que cercam a vida do bebê e da mulher-mãe: durante a gestação, na maternidade, na primeira semana em casa, no primeiro mês, durante a volta ao trabalho, e quando a criança inicia a alimentação complementar.

Vamos apresentar aqui algumas questões enfrentadas na amamentação, da gestação ao retorno ao trabalho, e os procedimentos adequados diante de situações especiais, como nos casos de recém-nascidos de baixo peso, prematuridade, adoção, entre outros.