Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico

A pesquisa está no âmago da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR).  A transformação do paradigma do modelo de coleta, processamento e distribuição de leite humano, em 1985, ocorreu a partir de investimentos em estudos científicos e inovação tecnológica, de modo a gerar uma tecnologia única, de baixo custo e de alta eficiência.

A partir de então, um conjunto de pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), em conjunto com outras unidades da Fiocruz, vem articulando soluções para os problemas detectados e fortalecendo a política de amamentação no arcabouço normativo do Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro.

Neste sentido, formularam-se estratégias capazes de assegurar o processo de expansão e qualificação da rBLH-BR, fato que amplia o compromisso da Fiocruz com a geração de inovações para o setor.

Contudo, diversas instituições brasileiras de ensino e pesquisa têm formado pesquisas voltadas para os bancos de leite humano. Nesta seção, você encontra pesquisadores, grupos de pesquisas, eventos científicos e muito mais. Confira!