Telessaúde

O Laboratório de Telessaúde do Instituto Nacional da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (Labtel/IFF/Fiocruz) foi criado em setembro de 2012, visando coordenar e executar ações relacionadas com os projetos de Telessaúde do IFF, bem como experimentar e desenvolver tecnologias de informação em saúde.

Entre os seus projetos está o SIG Tel@rBLH - Grupo de Interesse Especial da Rede de Bancos de Leite Humano (rBLH). Trata-se de um Grupo de Interesse Especial (SIG) localizado na Rede Universitária de Telemedicina – Rute, que tem como objetivo ampliar o intercâmbio do conhecimento e a transferência de tecnologia no âmbito de atuação da rBLH e de suas respectivas interfaces no campo da Saúde da Mulher e da Criança no Brasil, nas regiões da Ibero-américa e África.

O Labtel ainda é responsável pelas teleinspeções integrantes do Programa Fiocruz de Certificação de Qualidade em Bancos de Leite Humano (PFCQ-BLH-SUS) para o Sistema Único de Saúde (SUS).

A Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, apoiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue).

Coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a RUTE visa apoiar o aprimoramento de projetos em telemedicina já existentes e incentivar o surgimento de futuros trabalhos interinstitucionais. 

Histórico

O SIG Tel@rBLH - Tele Rede de Bancos de Leite Humano foi criado em novembro de 2009, sob a coordenação da Fiocruz (Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira e do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde/Centro de Referência Nacional para Bancos de Leite Humano).

O SIG TeleRedeBLH iniciou em junho de 2011 uma fase de ampliação para os mais de 20 países que o Brasil, por intermédio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), mantém convênios de cooperação técnica no âmbito do aleitamento materno e bancos de leite humano.

Por isso, mudou seu nome para SIG Tel@rBLH e tem como proposta ampliar as atividades incluindo além das atuais videoconferências mensais, cursos, reuniões técnicas e atividades de gestão.

Em novembro de 2011, foi criada a Sala RUTE_rBLH de webconferência, que é exclusiva do SIG Tel@rBLH para reuniões regionais, cursos à distância, entre outras atividades da Rede de Bancos de Leite Humano (rBLH).

O SIG Tel@rBLH tem uma sessão de videoconferência por mês (na 3ª segunda-feira do mês), sempre das 12h às 13h30, horário de Brasília, exceto em atividades especiais.

Como participar?

O acesso às videoconferências ocorre em tempo real e permite a participação de todos os bancos de leite humano (BLH). Várias instituições mantenedoras de BLHs já participam da RUTE.

Os profissionais de BLHs localizados em instituições brasileiras que já estão na Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) poderão participar por videoconferência em sala equipada para este fim. Acesse aqui e participe conosco.