Diante dos resultados alcançados com os projetos de cooperação bilateral e sobretudo dos efeitos positivos produzidos no cenário da saúde pública latino-americana, a Agência Brasileira de Cooperação - ABC iniciou um ciclo de debates sobre a importância de se instituir um fórum de cooperação multilateral em BLH na região. Como resultado das discussões e de mais uma ação integrada ABC-Fiocruz, foi elaborado o documento de formulação do Programa Ibero-americano de Bancos de Leite Humano – IberBLH, submetido pelo Brasil à Secretaria Geral Ibero-americana – Segib e aprovado na XVII Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo, realizada em Santiago do Chile, no mês de novembro de 2007. Para sua execução e coordenação foi instalada a Secretaria Executiva do Programa na Fiocruz/ICICT-IFF (IBERBLH, 2008).
O IberBLH, programa de cooperação multilateral na região da Ibero América, é voltado para a redução das condições adversas de saúde dos grupos populacionais estratégicos e em situações especiais de agravo, particularmente para crianças prematuras e/ou de baixo peso ao nascer. Para tanto, assume a missão de ampliar o intercâmbio do conhecimento e do desenvolvimento tecnológico no campo do aleitamento materno e dos Bancos de Leite Humano (RABUFFETTI; ALMEIDA, 2016). No âmbito da Segib, o iberBLH se encontra no eixo temático "Coesão social e políticas sociais para atingir sociedades mais inclusivas na Ibero-América".
Atualmente, participam do Programa os seguintes países: Argentina, Bolivia, Brasil, Colombia, Costa Rica, Espanha, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
Clique aqui e veja mais sobre o Programa IberBLH.