Coordenadora do Banco de Leite Humano recebe a maior honraria da Enfermagem brasileira

Publicado em 27/10/2023 14h:22min.

No dia 28 de agosto, a enfermeira e coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes - Hucam, Mônica Pontes, foi indicada pelo Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo - Coren-ES para representar o estado no Prêmio Anna Nery 2023, maior honraria da Enfermagem brasileira. O anúncio de sua premiação foi feito no I Seminário de Tradução do Conhecimento na Saúde Materno Infantil, no hospital em Vitória pela Sandra Cavati.

O prêmio Anna Nery é a honraria máxima concedida pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, órgão de registro profissional, aos quais estão vinculados enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, que atuam nas mais diversas áreas da profissão e que contribuem para a qualidade da assistência e da formação, mesmo nos contextos mais adversos.

A solenidade ocorreu no dia 24 de outubro, na cidade de João Pessoa na Paraíba, no 25º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. Precursora da implantação do BLH no Hucam, Mônica tem mais de 30 anos de carreira dedicados à assistência materno-infantil e à causa do aleitamento materno no Espírito Santo e no Brasil. É Membro da Comissão Nacional de Banco de Leite Humano da Fiocruz e Ministério da Saúde, atuando como referência para os 94 bancos de leite humano existentes na Região Sudeste do Brasil. Ela também promove capacitação para profissionais de bancos de leite e elabora estratégias para fortalecer a política do aleitamento materno nacionalmente. Vale sinalizar que o Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes que sedia o Centro de Referência da Rede de Bancos de Leite Humano do Estado, do qual Mônica também é coordenadora. É formada na pela Ufes e leciona como professora universitária.

Mônica Pontes diz: "Receber o Prêmio Anna Nery é uma honraria ímpar na minha vida. Retrata uma trajetória de muita luta pelo aleitamento materno atuando tanto no hospital quanto no Estado. É um vigor. Nos motiva a seguir nesse caminho do cuidado"  E continua: "O mérito é todo da Enfermagem do Banco de Leite Humano do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes".